O objetivo era projetar uma fachada moderna e dinâmica que daria uma nova imagem à maior loja de departamentos do México. O desafio do projeto era encontrar um sistema construtivo simples e eficiente que acelerasse o processo de produção, montagem e instalação da fachada e ao mesmo tempo fosse uma proposta complexa e interessante.
Em resposta ao clima tropical da região, com níveis de insolação e umidade extremos, optou-se pelo concreto como material de projeto; um material resistente e com uma capacidade de envelhecimento extraordinária, com o qual se buscaria criar uma nova imagem para Liverpool através do desenvolvimento de tecnologias construtivas inovadoras.
A solução surgiu de um processo de investigação em que foi explorado o potencial do concreto em realizar geometrias complexas. O resultado é uma fachada composta por 5 tipos de peças de concreto pré-moldado em forma de hélice. Cada hélice rotaciona 180º em seu próprio eixo; as alturas variam entre 16 e 20 metros, dependendo da localização na fachada.
Estas variações simples e controladas criam vários resultados para cada peça, as quais, em conjunto, geram uma imagem única para a fachada. Além disso, as variações de luz durante o dia, e a iluminação artificial à noite, proporcionam à fachada um jogo de cores, reflexos e sombras, criando uma imagem nunca estática, sempre em mutação.